Livros e Capítulos de Livros
ALMEIDA, Marcus Vinicius Brotto. Ensino de gramática na escola: reflexões sobre um caminho. In: SANTOS, A. O.; ALMEIDA, M. V. B. Coletânea de textos do I SEL Simpósio de ensino de linguagens: línguas e literaturas na educação básica, v. 1, p. 69-85, 2019.
NEVES, Fabiana Esteves. Como anda a escrita de quem ensina a escrever? Partilhando a experiência de ser escritor/a-professor/a em uma proposta metacognitiva. In: SANTOS, A. O.; ALMEIDA, M. V. B. Coletânea de textos do I SEL Simpósio de ensino de linguagens: línguas e literaturas na educação básica, v. 1, p. 69-85, 2019.
NOBRE, Natalia de Lima. Estratégias de compreensão de textos narrativos por alunos da EJA. In: SOUZA, A. F. L. de; DUQUE, P. H.. (Org.). Cognição e Práticas Discursivas. Natal: EDUFRN, 2018, p. 225-243.
SOUZA, A. M. R.; VARGAS, Diego da Silva . “Língua estrangeira pra quê, professor?” Um relato de experiência com a autoria de coleção didática de espanhol. In: BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M.; FREITAS, L. M. A. (Org.). O Livro de Espanhol na Escola Brasileira. Campinas: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 139-152.
VARGAS, Diego da Silva. O plano inferencial de leitura e o ensino de espanhol – língua estrangeira na educação básica. In: DUTRA, E. O.; SIMIONI, T. (Org.). O ensino do espanhol: caminhos e perspectivas. Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 107-136.
Artigos
ALMEIDA, Marcus Vinicius Brotto de. Implicações discursivas e cognitivas no enisno da referenciação. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 13, p. 142-169, 2015.
AZAMBUJA, F.; VARGAS, Diego da Silva; SIMIONI, T.; DORNELLES, C. Z. C. É possível ensinar leitura? Metainferência, um caminho para a leitura em sala de aula. EntreLetras, v. 12, p. 361-381, 2021.
BOTELHO, Patrícia Ferreira. Livros Didáticos, Ensino de Leitura e Conhecimento Prévio: os Estudos em Metacognição como suporte metodológico às atividades escolares em Língua Portuguesa. REVELLI – Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas, v. 10, p. 112-134, 2018.
BOTELHO, Patrícia Ferreira. Conhecimento Prévio, metacognição e leitura: como os alunos acionam as informações nas atividades do Livro Didático?, Caderno Seminal Digital, ano 21, nº 24, v. 1, Jul-dez, 2015.
BOTELHO, Patrícia Ferreira; NEVES, Fabiana Esteves. Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna. Revista do GELNE, v. 21, n. 2, p. 189-201, 2 set. 2019.
BOTELHO, Patrícia Ferreira; VARGAS, Diego da Silva. Inferências e atividades de leitura: cognição e metacognição em sala de aula. Cadernos de Estudos Lingüísticos. v. 63, p. 1-14, 2021
GERHARDT, A. F. L. M.; BOTELHO, Patrícia Ferreira; AMANTES, Aline Mendes. Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, p. 180-208, 2015.
GERHARDT, A. F. L. M.; VARGAS, Diego da Silva. A pesquisa em cognição e as atividades escolares de leitura. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 49, p. 10, 2010.
NEVES, Fabiana Esteves. Conhecimento metalinguístico em uma perspectiva (meta)cognitiva – letramento linguístico acadêmico da/o estudante universitária/o. Revista Desenredo, v. 12, n. 2, 19 jan. 2017.
NEVES, Fabiana Esteves; ELIAS, I. V. . Knowledge production, learning, and (meta)cognition in International Relations theory: a case study in Brazil. Raído (ONLINE), v. 12, p. 419-437, 2017.
NOBRE, Natalia de Lima. Reconciliando Corpo e Mente: uma Aproximação Teórica entre Cognição Corporificada e Letramentos Contemporâneos. Revista Episteme Transversalis, v. 9, p. 132-152, 2018.
VARGAS, Diego da Silva. A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI. RAÍDO, v. 14, p. 190-215, 2020.
VARGAS, Diego da Silva. Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL), v. 67, p. 39-54, 2020.
VARGAS, Diego da Silva. Entre a Linguística Cognitiva e a Linguística Aplicada em tempos pandêmicos. Revista da Abralin, v. 19, p. 1-7, 2020.
VARGAS, Diego da Silva. A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, v. 16, p. 48-65, 2018.
VARGAS, Diego da Silva. Por uma visão cognitivista do processo de inferenciação em leitura. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 20, p. 313-330, 2015.
VARGAS, Diego da Silva. Contribuições cognitivistas para o ensino de leitura em espanhol na Escola brasileira: o plano da compreensão metalinguística. Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 4, p. 127-146, 2013.
VARGAS, Diego da Silva. O Plano Inferencial em Atividades Escolares de Leitura: o livro didático em questão. Intercâmbio, v. 25, p. 126-152, 2012.
VARGAS, Diego da Silva. Processos Inferenciais em atividades escolares de leitura e o (re)conhecimento da voz do aluno-leitor. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 2832841, 2012.