Fabiana Esteves Neves é doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Letras e licenciada em Letras – Português/Inglês pela UFF. Professora adjunta de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, é líder do grupo. Integra também o GEPLEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita acadêmica, na Faculdade de Educação. Seu objeto principal de pesquisa é o letramento linguístico acadêmico, em uma perspectiva metacognitiva/metalinguística, com foco no ensino de leitura e escrita e na formação de professores. Tem experiência com ensino de língua portuguesa, língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros nos níveis técnico e superior, nas redes pública e particular.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4508687830491854
Ada Lima Ferreira de Sousa é professora adjunta da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atua na área de Práticas de Leitura e Escrita do Bacharelado em Ciências e Tecnologia. Participa como pesquisadora dos grupos Metacognição e Práticas Discursivas, sediado na Universidade Federal Fluminense (UFF), e Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição e Emoção (NEICE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É doutora (2014) e mestra (2012) em Estudos da Linguagem, licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (2010) e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2004) pela UFRN. Tem experiência em pesquisa sobre a construção de sentidos em narrativas em quadrinhos e interessa-se pelos estudos acerca do letramento linguístico acadêmico em uma perspectiva metacognitiva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8548168476594896
Diego da Silva Vargas é doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Mestrado em Letras Vernáculas, Bacharelado e Licenciatura em Letras – Português/Espanhol, também pela UFRJ, Licenciatura em Cinema e Audiovisual, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras, e do Professor do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. Foi professor da educação básica, atuando, prioritariamente em redes públicas de ensino, com o ensino de língua portuguesa e de língua espanhola. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2200910661781151
Marcus Vinicius Brotto de Almeida possui doutorado (2017) e mestrado (2010) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), especialização (2007) em leitura e produção de texto pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Letras – Português / Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus São Gonçalo. Tem experiência na área de ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento e desenvolvimento metalinguístico.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1133131774031120
Natalia de Lima Nobre é doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (UFRJ). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (2009) e mestrado em Linguística Aplicada (2012), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professora do ensino fundamental II, nas modalidades regular e na Educação de Jovens e Adultos (Prefeitura Municipal de Goianinha). Também foi professora temporária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrando as disciplinas de Prática de Leitura e Produção de textos I e II, Prática de Leitura e Escrita I e II. Faz parte dos grupos de pesquisa Cognição e práticas Discursivas (UFRN) e (Meta)Cognição e Práticas Discursivas (UFF). Tem experiência docente nos níveis fundamental, médio e superior, nas modalidades presenciais e à distância, e experiência em pesquisa nas áreas de Letras, Linguística e Educação, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura/compreensão e escrita, cognição corporificada e ecológica, metacognição e processo de ensino/aprendizagem de língua materna, letramento linguístico crítico.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0485903509262832
Patricia Ferreira Botelho é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como pesquisadora no grupo “Metacognição e Práticas Discursivas’ – UFF e no Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição e Emoção (NEICE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora (2015) e Mestra (2010) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas). Seus interesses de pesquisa envolvem os estudos da cognição e emoção, os estudos em metacognição para investigação das estratégias de gerenciamento do aprendizado, contemplando a leitura, a escrita e os saberes metalinguísticos no espaço escolar. Coordenadora da área de Língua Portuguesa no Programa de Iniciação à Docência na UFRN (PIBID Língua Portuguesa – UFRN) nos editais de 2020 e 2022. Na UFRN, é coordenadora adjunta do projeto de extensão – Canal “Linguagem na Lata” do Departamento de Letras desde 2019. Foi professora de Língua Portuguesa na educação básica pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9341613087658216