Parcerias com outros Grupos de Pesquisa

Grupo de pesquisa Cognição e práticas Discursivas (UFRN)

O grupo Cognição e Práticas discursivas (C&PD), situado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é coordenado pelo Prof.º Dr. Paulo Henrique Duque e pela Prof.ª Dr.ª Ada Lima Ferreira de Sousa., Tem como principais tópicos de pesquisa: processos de construção do sentido; compreensão e produção linguística; estudos sobre figuratividade; estudos gramaticais e do discurso. O grupo trabalha com as seguintes categorias conceptuais: esquemas, frames, domínios conceptuais, mapeamentos metafóricos e metonímicos, Gramática de Construções Corporficiada e modelos situacionais. E também o Modelo de análise da Teoria Neural da Linguagem (Neural Theory of Language – NTL), em especial, os fornecidos pela Gramática de Construção Corporificada (Embodied Construction Grammar – ECG) e a  Análise Construcional (Constructional Analysis) a partir de pistas linguísticas, identificando: os esquemas (de forma e significado) e frames acionados no processo de construção do sentido; e  a especificação semântica – semspec – produzida.  Articulados ao Grupo, alguns projetos de pesquisa são desenvolvidos por alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) no Departamento de Letras da UFRN. Outros projetos são frequentemente apresentados/sugeridos por alunos de diferentes cursos de graduação. 

GEPLEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (UFF)

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) surgiu das inquietações de alguns pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Gragoatá, a respeito do ensino da leitura e da escrita de textos de domínio acadêmico. Embasado na constatação das dificuldades dos licenciandos de Letras e Pedagogia no ler-escrever gêneros desse universo e no pressuposto de que a formação acadêmica está imbricada na formação docente, o GEPLEA é a reunião de professores e estudantes, ambos pesquisadores, com o intuito de investigar as práticas de ensino-aprendizagem de leitura e escrita de gêneros acadêmicos na educação básica e no ensino superior, considerando a interdependência entre letramento acadêmico e letramento docente nos cursos de licenciatura.

Site do grupo: http://gepleauff.com.br/

FORPEL – Grupo de Pesquisa Formação de Professores e(m) Educação Linguística (UNIRIO)

Este grupo se constrói com o objetivo de reunir pesquisadores e estudantes do campo da educação linguística que atuam na educação básica e/ou em cursos de formação de professores. Dessa maneira, tem como foco principal os debates que atravessam as relações que se podem estabelecer entre os processos de formação de professores, a educação linguística que se desenvolve nos cursos de formação de professores e a educação linguística que se desenvolve na educação básica. Além disso, é objetivo também do grupo integrar ações de pesquisa, extensão, cultura e ensino, desenvolvendo-as de maneira indissociável em espaços acadêmicos/escolares (escola e universidade) e não acadêmicos/escolares. Acredita-se que sua repercussão se dê, principalmente, a partir de tal integração, que poderá contribuir para a construção de novos saberes e práticas de educação linguística nesses diferentes espaços de ensino-aprendizagem.

Site do grupo:

ELITE – Educação Linguística na Rede Técnica e Tecnológica (IFRJ)

A relevância deste grupo de pesquisa está em desenvolver práticas e reflexões sobre conceitos e conteúdos que interessam ao ensino de línguas no contexto da formação técnica e tecnológica. Para tanto, objetiva-se desenvolver conhecimentos, metodologias e suportes didáticos que favoreçam o aprimoramento dos saberes linguísticos dos estudantes com vistas à atuação em diferentes esferas sociais, especialmente aquelas ligadas à formação técnica e tecnológica. Por essa razão, esse GP abarca quatro linhas de pesquisas que se debruçaram sobre diferentes objetos, como a investigação sobre a produção de sentido em diferentes domínios discursivos, a pesquisa do léxico em língua inglesa presente em textos da área da Química com vistas à produção de um glossário, o desenvolvimento da consciência metalinguística no ensino de língua materna e o ensino de gêneros textuais de textos em Espanhol. Por fim, também é objetivo deste grupo de pesquisa promover ações de extensão vinculadas às linhas de pesquisa para atingir as comunidades interna e externa.

Skip to content