Teses

ALMEIDA, Marcus V. B. O redator estrategista: Uma proposta metacognitiva para o ensino da organização tópica do parágrafo argumentativo. Tese de Doutorado em Letras Vernáculas. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

BOTELHO, Patricia Ferreira. Conhecimento prévio e atividades escolares de leitura – uma abordagem cognitiva e metacognitiva. Tese de Doutorado em Letras Vernáculas. Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.​

NEVES, Fabiana Esteves. Letramento linguístico acadêmico de estudantes universitárias/os: gerenciamento metalinguístico na leitura e na escrita. Tese de Doutorado em Letras Vernáculas. Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.

​NOBRE, Natália de Lima. Uma proposta metacognitivista de didatização da leitura para o Ensino Médio com vistas a um Letramento Crítico: a contribuição dos conceitos de frame e reframing. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2019.

VARGAS, Diego da Silva. O plano inferencial de leitura e o ensino de espanhol na escola brasileira: cognição distribuída, políticas cognitivas e livro didático. Tese de Doutorado em Letras Neolatinas. Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2017.

Dissertações

ALMEIDA, Marcus V. B. Polissemia e progressão referencial em redações de vestibular. Dissertação de Mestrado em Letras Vernáculas. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

BOTELHO, Patricia Ferreira. Textos factuais e Problematizantes em livros Didáticos de História: uma abordagem metacognitiva. Dissertação de Mestrado em Letras Vernáculas. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

NEVES, Fabiana Esteves. ‘Eu escrevo, nós lemos, nós reescrevemos’: o processo de produção textual e a afirmação do sujeito-autor no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado em Letras. Faculdade de Letras, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2005.

​NOBRE, Natália de Lima. O processamento discursivo e suas bases corpóreas: estratégias cognitivas de alunos da Educação de Jovens e Adultos na compreensão de narrativas. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

VARGAS, Diego da Silva. O plano inferencial em atividades de leitura: livro didático, cognição e ensino. Dissertação de Mestrado em Letras Vernáculas. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

Skip to content