Projetos

Nesta página, apresentamos os projetos coordenados pelos pesquisadores de nosso grupo em suas instituições de origem, individualmente ou com colegas dos grupos parceiros.

Projeto de Extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos

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Site do projeto:

 

Projeto de Extensão Laboratório de Práticas com a Escrita (LAPES)

Nas sociedades letradas, o domínio da escrita constitui uma das principais ferramentas para a atuação cidadã. Nesse contexto, o projeto LAPES (Laboratório de Práticas com Escrita) visa a promover ações que desenvolvam o letramento. Assim, serão realizadas as seguintes ações: curso de redação técnica, concurso literário (com a produção de texto ficcional) e estímulo à participação em olimpíadas acadêmicas e concursos de redação externos. A relevância de tais ações está em propiciar situações que envolvam uma escrita socialmente significativa e que a desvinculem de atividades escolares mecânicas e artificiais, como escrever uma redação que será lida e avaliada unicamente pelo professor. O resultado que se espera atingir consiste em consolidar o hábito da leitura e da escrita entre os discentes e servidores.

O projeto é coordenado pelo prof. Marcus Almeida.

Projeto de Extensão Incentivando Práticas Inventivas de Educação Linguística

Este projeto de extensão, vinculado à Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo geral contribuir para a construção de práticas inventivas de educação linguística na universidade e em escolas da educação básica.  O projeto tem como norte o compromisso social de contribuir para a melhora das condições de vida dos menos privilegiados (Rajagopalan, 2003) e produzir conhecimentos relacionados ao modo como as pessoas vivem seu cotidiano, seus sofrimentos, projetos políticos e desejos (Moita Lopes, 2006). Entendemos que a vida escolar e acadêmica, em especial o cotidiano da escola e da universidade pública, é parte fundamental da vida das pessoas que dele fazem parte, podendo atuar de forma limitadora ou potencializadora (Vargas, 2017). Tal perspectiva se justifica, quando se nota que o Brasil enfrenta uma dificuldade histórica de fazer com que os estudos na universidade dialoguem com as práticas escolares (Gerhardt, 2013) e que, especificamente em relação à educação linguística, tal dificuldade gera uma didática que não reconhece o lugar central das práticas inventivas (Kastrup, 2005) como base para o seu desenvolvimento. Com a realização deste projeto, acreditamos, então, ser possível construir uma rede de transformações nos espaços em que atuam ou atuarão os professores que passem por suas ações, incluindo sua coordenação. Desse modo, as práticas que atravessam este projeto poderão ser utilizadas como suporte para a construção de novas propostas de educação linguística na escola e na universidade.

O projeto é coordenado pelo prof. Diego Vargas.

Site do projeto: praticasinventivas.wixsite.com/edling

Instagram: https://www.instagram.com/praticas.edling/

Facebook: https://www.facebook.com/praticasinventivasdeeducacaolinguistica/

 

Projeto de Extensão Linguagem na Lata: Canal de YouTube do Departamento de Letras da UFRN

O Linguagem na Lata, Canal de YouTube do Departamento de Letras da UFRN, tem por finalidade promover a disseminação de conhecimentos relativos à área de Letras e Linguística. Trata-se de uma forma mais direta de levar conteúdos do domínio científico para além da universidade, permitindo que uma ampla comunidade – docentes de Língua Portuguesa, alunos de diferentes níveis de ensino e pessoas de modo geral interessadas em questões de Língua/Linguagem e/ou na formação em Letras – tenha acesso a fontes confiáveis de informações sobre a área. Nesse sentido, o Linguagem na Lata pretende ser uma forma de ação social do corpo docente do Departamento de Letras da UFRN para não apenas despertar o interesse de um público mais amplo por questões de linguagem, mas também para combater a desinformação, promovendo, assim, a valorização da universidade pública e gratuita, essencial para a edificação de uma sociedade pensante e crítica.

A Prof.ª Patricia Ferreira Botelho é uma das coordenadoras do projeto.

Instagram do projeto: https://www.instagram.com/linguagemnalata/

 

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